Mudança Urgente: Bilhética

O Sport Lisboa e Benfica é a entidade com mais sócios, adeptos e simpatizantes a nível nacional. Por isso goza, evidentemente, de vastíssimo apoio e assiduidade regulares. Quer na sua própria casa no Estádio da Luz, quer fora deste. É único e incomparável. Nada, nem ninguém, se consegue equiparar.

Ora, este facto público e notório acarreta um problema lógico: a procura de bilhetes para os jogos da equipa principal de futebol é (e continuará a ser) muitíssimo superior à sua oferta. E, como se não bastasse esta problemática, o procedimento para a obtenção de bilhete leva qualquer sócio ao desespero total. Isto porque a plataforma digital de compra (exclusivamente feita através do site do Clube) conduz-nos a uma experiência dantesca, completamente opaca, incompreensível e que exige um elevado grau de paciência.

Apesar de sabermos que nunca existirão bilhetes para todos os sócios, especialmente para os jogos de maior interesse e relevo como internacionais, clássicos, derbies, eliminatórias ou fases finais, considero que é possível implementar, no mínimo, duas medidas exequíveis para transformar imediata e positivamente o processo de aquisição:

1) Aumentar a Transparência: hoje não existe qualquer sinal de transparência no número de bilhetes disponibilizados para venda, especialmente para os jogos fora do Estádio da Luz com elevada procura. Por isso, para cada jogo, faz sentido partilhar com todos os sócios, a alocação a que o SLB tem direito, as respetivas categorias de bilhetes e a quantidade de bilhetes disponíveis para cada grupo de sócios, incluindo, mas sem se limitar, corporate, patrocinadores e parceiros, grupos de apoio, Casas do Benfica entre outros. Esta medida é fundamental para que todos os sócios, adeptos e interessados tenham a informação fidedigna sobre o número de bilhetes disponíveis e como serão distribuídos para cada jogo. Já agora, com a promessa de que, pelo menos, 75% dos bilhetes para cada jogo irão sempre para venda aos sócios individuais;

2) Modernizar o Sistema de Bilhética On-Line: nos jogos de maior procura como aqueles já mencionados, o feedback dos sócios tem sido amplamente negativo em relação à capacidade de resposta do site do SLB. Por isso, há que apresentar serviço urgentemente através do necessário upgrade para incluir as seguintes características:

i) contador digital com o número de bilhetes disponíveis para aquisição;

ii) possibilidade de carregar a carteira virtual com fundos para facilitar o pagamento;

iii) desenvolver sistema de filas virtuais inteligente que distribua o acesso à compra de bilhetes de forma justa, comunicando em tempo real a posição do utilizador e tempo estimado de espera;

iv) criação de códigos individuais para jogos (como finais ou eliminatórias) com diferentes critérios para distintos tipos de sócios para minimizar o número de acessos.

Toda esta panóplia de sugestões vai ter que ser sujeita, obviamente, ao debate entre os sócios. Há que discutir e acertar, por exemplo, qual a melhor forma de vender os bilhetes para jogos de maior afluência (Sistema de pontos? Sorteio dos bilhetes? Assiduidade em jogos fora? Anos com Red Pass? Venda física no Estádio e Casas do Benfica?).

Os sócios decidirão SEMPRE o futuro do Sport Lisboa e Benfica.

(Mais importante que tudo: manter a esperança e GANHAR sábado em Braga!)

Anterior
Anterior

Planeamento Antecipado

Próximo
Próximo

À atenção do Sport Lisboa e Benfica e da Benfica SGPS