Entrevista Bola Branca - 23

Para o candidato à presidência dos encarnados, se o objetivo do líder leonino era sacudir a pressão para o lado da Luz "foi ao lado". João Diogo Manteigas reflete ainda sobre os novos estatutos do Benfica.

Vai ser um final de época emotivo, já se sabe. Em particular entre os dois rivais da Segunda Circular. Sporting e Benfica têm os mesmos pontos no campeonato a quatro jornadas do fim, com um dérbi na penúltima jornada. Depois de os leões terem garantido a presença na final da Taça de Portugal, Frederico Varandas deixou elogios à época dos verde-e-brancos e prometeu "admiração" pelo plantel e equipa técnica "aconteça o que acontecer".

As palavras do presidente sportinguista podem ter soado a um sacudir de responsabilidades para o outro lado da capital. Mind games ou não, certo é que os que vestem de encarnado não estão "preocupados".

"O Benfica está obrigado a ganhar e tem história de ganhar e, portanto, se o Sporting está fragilizado, o Benfica é ainda mais obrigado a ganhar. O Benfica não cede, nem tem de estar preocupado com palavras ou indiretas de outros. Se esse era o efeito pretendido, saiu ao lado", assegura João Diogo Manteigas a Bola Branca.

O até agora único candidato à presidência do Benfica confessa ainda que na agenda já está o outro dérbi, o da final da Taça de Portugal. Sem descurar o respeito que o desporto exige pelo adversário e enaltecendo as palavras de Bruno Lage na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Tirsense, João Diogo Manteigas não foge: teremos uma Taça discutida por leões e águias.

"O futebol já nos provou que é pródigo em surpresas, mas não acredito que o Tirsense consiga passar, ainda por cima no Estádio da Luz. É natural que os benfiquistas já tenham a presença na final da Taça em mente. Só vão ficar satisfeitos com confirmação depois do jogo, que passa por atestar a presença no Estádio do Jamor e espero que o Bruno Lage rode um bocado a equipa", espera.

Sobre a final da Taça de Portugal continuar a jogar-se no Jamor, o advogado, de 36 anos, diz que "não faz sentido que seja noutro local", até porque "há uma série de questões e requisitos que estão preenchidos e até o histórico".

"O Estádio Nacional foi inaugurado a 10 de junho de 1944 com um Benfica-Sporting, ambos pertencem à Associação de Futebol de Lisboa, que terá sempre direito, não só a receita, como a grande parte da bilhética, até porque, mesmo que a final fosse realizada noutro local, esta associação teria sempre esse direito. E por questões de segurança nunca será. Até agora nunca se levantou essa questão, não é agora que se pode levantar essa motivação para que o jogo seja noutro local", atira João Diogo Manteigas.

Com as eleições de outubro no horizonte, o processo de alteração dos estatutos do Benfica finalizou esta terça-feira. Depois da assinatura da escritura notarial, Rui Costa não escondeu o orgulho e sublinhou que o clube está agora preparado para "um futuro muito melhor".

Para o único candidato assumido, a formalização abre caminho a mais candidatos, um cenário ansiado por João Diogo Manteigas.

"O objetivo é ver um Benfica mais democrático e plural. Temos apelado a isso. Embora perceba que os timings sejam organizados e pensados por cada um dos potenciais candidatos, espero que venham mais sócios interessados em debater o Benfica e que tenhamos umas eleições diferenciadas daquelas que foram as dos últimos 40 anos", explica a Bola Branca.

Com a apresentação da candidatura mais de ano antes do sufrágio e sob o lema "Benfica Vencerá", João Diogo Manteigas libertou-se de prazos impostos por quem defende que terá de haver recato interno até que corra a cortina da época desportiva. O advogado percebe que ainda não tenham aparecido mais candidatos, mas não concorda com as eventuais motivações para a demora.

"A nossa candidatura não depende de vitórias ou derrotas. Eu percebo quem não quer surgir já porque quer esperar pelos resultados desportivos, mas não concordo. Respeito, mas não concordo com esse posicionamento, nem acho que seja o mais benéfico para o Benfica", conclui.

https://rr.pt/bola-branca/noticia/benfica/2025/04/23/se-o-sporting-esta-fragilizado-o-benfica-esta-ainda-mais-obrigado-a-ganhar-manteigas-e-as-palavras-de-varandas/422586/

Próximo
Próximo

Rumo ao … Jamor